Tudo começou com um convite da minha amiga, domingo à noite. Renata, quer ir no cinema comigo, assistir à Como eu era Antes de Você? Amo a minha amiga e também amo ir ao cinema, então a resposta era óbvia; sim. O único problema: eu ainda não havia lido o livro. "Em que mundo você vive, que ainda não leu o best seller da Jojo Moyes?" vocês podem pensar. Ótima pergunta, quando eu descobrir a resposta, aviso. Mas é verdade, até então eu ainda não tinha me interessado em ler a obra.
Porém, eu já tinha aceitado o convite, e minha amiga falou casualmente que tinha lido o livro em 3 dias, e que tinha certeza que eu conseguiria ler em um. Resultado: passei a tarde de segunda-feira e a manhã de terça lendo Como eu era Antes de Você. E terminei. Depois fui ao cinema. E chorei tudo o que eu não tinha chorado durante a leitura.

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

E o vencedor da vez é...

Dessa vez, o livro leva a melhor, pois foi bem mais pertinente e expressivo do que o filme, que, mesmo que possa ter emocionado bem mais, foca no romance. Sei que, mesmo a autora tem explicações para o porquê de algumas cenas terem sido deixadas de fora, mas, só lembrando gente, essa é a minha opinião. E vocês? Provavelmente já devem ter lido Como eu era Antes de Você, mas assistiram à adaptação? O que acharam? Não esqueçam de me contar, nos comentários!

12 Comentários

  1. Eu já li o livro, sofri muito, assisti o filme e sofri tudo de novo. Esse é o meu livro de todos e fiquei com muito medo de vê-lo adaptado. Também fiquei super desapontada que as histórias dos personagens ficaram de fora. Enfim, acho que concordo com tudo que você falou hahahaha

    Beijos :*
    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que eu sempre acabo sofrendo mais quando vejo os filmes, rs. Sim Jé, todos mereciam ter a sua história contada e, os que tiveram, mais detalhada :/
      Obrigada, eu acho, haha. Beijos!

      Excluir
  2. Oi amiga!
    Eu li o livro e não chorei (tá, derramei poucas lágrimas). Eu assisti o filme e chorei muito (não tanto, mas bem mais que com o livro).
    Gostei muito da adaptação, mas o livro é mil vezes melhor. Também senti falta da cena da tatuagem, mas senti mais ainda da cena em que a Lou revela o segredo de seu passado e a forma como a amizade (Amizade) entre eles nasce. O amor, vem aos poucos.. Mas, enfim, sei que seria difícil adaptar tudo isso para o cinema e a escolha sábia é optar pelo romance.
    A trilha sonora está ótima, o figurino lindo e o cenário incrível!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bá!
      Foi exatamente assim comigo também! Realmente, somos parecidas até nisso, rs.
      Sim amiga, eu senti falta de todas essas cenas, elas eram importantes para a construção dos personagens, e parece que foram ignoradas de forma a deixar o filme sendo um mero romance, o que me deixou bem chateada :( pois é, escolhas tiveram que ser feitas...
      O cenário era incrível mesmo, nunca teria imaginado uma cidadezinha tão bucólica assim, haha!
      Beijo!

      Excluir
  3. Menina do céu, ainda não assisti. :'(
    Mas amo o livro, o trailer, os atores, aposto que vou amar o filme também, haha.

    Beijos!!

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim Midian, foi você que me encorajou a ler esse livro (mesmo sem saber, rs)! Precisa assistir, mas talvez ele não corresponda às suas expectativas...
      Beijo!

      Excluir
  4. OIii Renata

    Estou louca pra conferir o filme. Ainda não li o livro, mas não sie porque não é uma leitura que me chama a atenção no momento. O filme sim quero ver imediatamente, aiii que lindo é o trailer, e amo o trabalho da Emily B, acho essa atriz super simpática e talentosa

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!
      Pois é, o livro também nunca chamou muito a minha atenção, mas te garanto que é uma leitura bem legal! Ai, amo a Emilia Clarke de paixão também, ela é um amor <3
      Beijo!

      Excluir
  5. Só vi o filme então não sou capaz de opinar.Confesso que amo posts assim,de comparação entre livro e filme!!Entrei no seu blog por esse título lindo fazendo referência a melhor música da melhor banda rsrsrs e menina,que layout lindo.Amei seu blog,muito sucesso pra você.Beijos
    http://dreamydepernasproar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme legal, mas sem muita profundidade :/
      Haha, que bom! Aw, Fê, que maravilhaaaa, muito obrigada flor! Sinta-se em casa!
      Beijão.

      Excluir
  6. Amiga calma eu ainda não li, apesar da minha mãe ter me espreitado o livro agora em julho. Espero consegui ler ainda esse ano e depois ver o filme, não fui ao cinema porque quero chorar na privacidade do meu lar. Eu estava adiando a leitura porque evito ler dramas, mas só leio elogios sobre essa obra não posso mais adiar.
    Bom saber que o livro é melhor que o filme, já que ele foca apenas no romance deixando os temas importantes abordados no livro de lado. Mesmo assim fico feliz em acompanhar sua opinião sobre a obra e o filme. Beijos linda.

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ufa, não fui só eu então, rs. Pois é amiga, pode estar certa de que lágrimas virão. Também não gosto muito de dramas, mas as vezes dá vontade, e nunca é ruim dar uma variada, né?!
      Pois é amiga, é por isso que eu, definitivamente, recomendo a leitura do livro primeiro!
      Obrigada! Beijão ;3

      Excluir

Comentem, vou adorar saber o que acham do post e do blog! Sugestões são sempre bem-vindas, assim como você c: