Acho que todo o leitor tem um escritor dentro de si. Seja para contar uma história maior em algum livro, usar de diálogos curtos e descrições rápidas, acompanhados de desenhos, em alguma HQ, elaborar uma peça de teatro, um roteiro, conto, poemas, fanfiction ou, por quê não, um blog. A escrita pode até mesmo ser pessoal, aquela apenas para os olhos do autor, se ele decidir fazer uso de um diário. Acredito que o importante é não deixar de exercer a criatividade.

     


Já devo ter contado para vocês que eu tenho uma imaginação extremamente fértil. Qualquer acontecimento é uma possibilidade, em cada momento algo muito diferente do esperado pode ocorrer. Minha cabeça não para, e começar a escrever aqui no L&C também foi a maneira que encontrei de expôr, pelo menos algumas, opiniões. Falo sobre livros, sim, mas sempre acabo adicionando uma coisa ou outra sobre aquilo que penso, o que também acaba, mesmo que involuntariamente, acontecendo nos outros blogs.

Como, em um dia desses, estava pensando em começar algo, e creio que vários de vocês ou já tenham uma história desenvolvida ou pelo menos a intenção de começar uma, por menor que seja, resolvi fazer esse post, reunindo algumas dicas para quem está começando a se aventurar no mundo de escrever palavras, ao invés de apenas lê-las.




















E aqui tem um link especial, principalmente para quem deseja escrever ficção. É um curso, não muito comprido, traduzido para o português em ebook, do qual todos falam muito bem, e achei super relevante apresentá-lo à vocês.
Bom, separei as dicas mais importantes na minha opinião, mas claro que elas não chegam a ser nem 2% de todas as existentes na internet. Por esse motivo, vou deixar o link de vários sites interessantes, e que também me ajudaram na pesquisa hoje, abaixo.

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7

Confiram os sites mesmo pessoal, tem muita coisa interessante! Eu espero que possam aproveitar essas dicas para escrever, não importa o quê! Irei te apoiar mesmo que suas composições sejam jingles. Daqueles que ficam repetindo na sua cabeça por uma semana inteira.

10 Comentários

  1. Olá Renata!
    Que dicas legais!
    Eu sou um tanto autocrítica quando estou escrevendo algo, talvez por isso ainda não tenha terminado o livro que comecei, em parceria com minha amiga, em 2012. A questão é que sempre que penso um pouco mais a ideia muda e se transforma em algo mais próximo do que eu realmente queria. Consegue entender? Hahaha, é meio louco!
    Sim, eu observo tudo e todos, sempre. As vezes uma peça de roupa me inspira a recriar um personagem e tal....
    ADOREI AS DICAS!

    Um beijo,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Midi! Fico muito feliz que tenha gostado =)
      Haha, nem me fala em ser autocrítica. Eu mal chego a duas míseras frases, vê se pode. Nossa! Bem, mas é completamente compreensível, sim. Eu fico pensando em como posso encaixar as pessoas nos personagens, rs.
      MA-RA-VI-LHA AMADA! Beijão.

      Excluir
  2. Que dicas legais! Seu blog é muito amor <3
    Eu amo escrever, não é atoa que tenho um blog. Mas eu tenho muito medo de como as pessoas vão reagir com a minha escrita ou se elas vão gostar. Eu amo ler e embora tenha muitos livros sobre quais quero escrever, só tive coragem de publicar minha primeira resenha a pouco tempo, depois de muito tempo que eu a escrevi. Sou muito insegura em relação aos meus textos.

    Beijo
    www.doceconceito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou delas! Aah, você que é um amor, obrigada <3
      Isso mesmo, por enquanto só consigo escrever aqui no L&C! Pois é, te entendo. Sei que existiriam críticas, mas não me preocuparia tanto com o fato de elas odiarem. Com certeza, alguém gostará, pode apostar!
      Ah Steph, não precisa ter tanto medo assim, blogs são para aprender mesmo! "Errar" aqui é apenas um sinônimo para "aprendizado de 'o que não devemos fazer em outros textos'". Não se preocupe com isso, como eu disse antes, sempre alguém vai gostar!
      Também não foi nada fácil para mim publicar textos de minha autoria aqui no blog (são apenas 2, nesse tempo todo, além do restante dos posts, claro), mas resolvi meter a cara nisso, e não é que o resultado foi positivo? Não deixe de tentar, flor.
      Beijos!

      Excluir
  3. Campanha #revaiescreverumlivro !!!!! *------*
    Re, já disse e repito: você tem potencial para a escrita. Os poucos textos que li prenderam totalmente minha atenção e você tem um "q" diferente, mas ainda não sei dizer o que realmente.
    Se animo no "estava pensando em começar algo" e mostre pra gente. :)
    As dicas que você selecionou são super válidas mas adorei "Escreva com Liberdade e Edite com Disciplina". Nada melhor que uma história criativa e uma boa revisão!!
    Beijos querida,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, Bá, só você para me deixar envergonhada desse jeito, rs. Não pode ser assim amiga, você precisa ser mais crítica, hahahaha, são textos normais.
      Huum, ok, se algo sair da minha cabecinha, compartilho com vocês, claro! Exato! Acho que textos sem revisão não são nada. Até aqui no blog eu reviso umas 500 vezes. Beijo, beijo!

      Excluir
  4. Renata que texto/postagem maravilhoso. Concordo com a Bárbara e até já te falei que você escreve tão bem que parece ser mais madura que sua idade cronológica diz. Enfim se resolver se arriscar no mundo dos escritores conte com meu apoio também!!!
    Concordo também em relação a revisão, muitos são os blogueiros e autores que lançam seus textos na net sem o mínimo de revisão e cuidado e isso acaba prejudicando a imagem de seriedade do material/trabalho.
    Já pensei em começar a escrever também, mas antes preciso fazer uns cursos para melhorar minha escrita e forma de me expressar. Mas enfim suas dicas e sites ajudaram e ajudarão muito. Beijos e obrigada!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado tanto assim Aline :D
      Hahaha, ai, vocês duas hein, estão de complô, só pode. Obrigada de coração, amadas.
      Pois é, já eu, não me sinto bem a menos que revise o post umas 20 vezes, por mais que isso seja cansativo. Com certeza!
      Que bom, mesmo! Beijão, e não há de quê.

      Excluir
  5. Que iniciativa legal, Rê! Devo confessar que já tentei escrever algo quando era mais nova, mas não deu muito certo, não. Entretanto, ultimamente tenho voltado a pensar no assunto, e uma amiga da faculdade que escreve poesia me perguntou se eu não gostaria de escrever algo além do blog, então a ideia está definitivamente se firmando na minha cabeça. Vou dar uma olhada nesses sites que você indicou :)
    Beijos

    http://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tenho que começar por algum lugar :D
      Também estou pensando muito no assunto agora, tanto que acho que deveria parar de pensar e começar a escrever, rs. Sim! Não deixe de fazer isso, vai te ajudar bastante.
      Beijo!

      Excluir

Comentem, vou adorar saber o que acham do post e do blog! Sugestões são sempre bem-vindas, assim como você c: