Olá! Antes de mais nada, deixem-me sacudir a poeira aqui do blog. Não acredito que já fazem 6 dias desde que o último post do L&C foi ao ar. O tempo, literalmente, voa. Mas, novamente aqui estou eu hoje, decidida a mudar isso, para a alegria de todos.
Se tem algo que não pode faltar na vida de um leitor, é uma biblioteca. Inclusive, muitos começam a se apaixonar por leitura quando visitam uma, e tem carteirinha para retirar livros desde pequenos. É claro que você, provavelmente, deve adorar a biblioteca da sua escola ou a da sua cidade, mas também irá se apaixonar por essas belíssimas construções. É inevitável. Se prepare para querer visitar a(o):



A sua biblioteca é reconhecida como uma das mais ricas e antigas do mundo, dispondo da maior coleção de livros do início da Idade Média, na parte germânica da Europa. Atualmente, ela contém 170.000 livros. Destes, 50.000 estão alojados no salão barroco, onde a múmia egípcia Shepenese, de 2.700 anos de idade, também se encontra. O coração do acervo da Biblioteca da Abadia é composto por 2.100 manuscritos, dos quais alguns ficam à mostra em cada uma das seções de exposição. A abadia inteira foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983.




Essa Biblioteca é parte de uma propriedade de franceses que também inclui uma das mais importantes galerias de arte da França. Ela contém mais de 1300 manuscritos e 12.500 obras impressas, incluindo a Bíblia de Gutenberg e cerca de 200 manuscritos medievais.


É a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822. A sua sede, construída em estilo neomanuelino e que foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1887, guarda cerca de 350.000 volumes (milhares de obras raras). Esse acervo maravilhoso está disponível a qualquer um do povo, pois o Real Gabinete é uma biblioteca pública. Ele funciona como centro de estudos e um polo de pesquisas literárias, dirigido e frequentado por professores universitários. Entre as obras raras do Real Gabinete figura um exemplar da edição princeps de Os Lusíadas, de 1572. Também possui em seu espólio o manuscrito do Amor de Perdição, obra do escritor português Camilo Castelo Branco.


Localizada em três edifícios na capital dos Estados Unidos, Washington, D.C., a Biblioteca do Congresso possui mais de 155 milhões de itens, incluindo materiais disponíveis em 470 idiomas, configurando a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros. Há de tudo em suas estantes, virtuais ou não: obras raras, os livros mais vendidos atualmente, quadrinhos de todas as procedências, papéis oficiais, veículos impressos, vídeos, discos, fotos, entre outros materiais, totalizando cerca de 130 milhões de itens distintos, apresentados em pelo menos 480 línguas. Entre seus valiosos volumes há inclusive um exemplar da Bíblia de Gutenberg.


A Biblioteca Nacional da Bielorrússia foi fundada em 15 de Setembro de 1922 e completamente reformada em 2006. É a maior biblioteca de Minsk e da Bielorrússia. Ela conta com 8.600.000 livros e tem a terceira maior coleção de obras russas do mundo. O atual diretor é Roman Motulski.


Projetada pelo arquiteto Moshe Safdie, a arquitetura lembra o Coliseu de Roma. Distribuída em 9 andares, a biblioteca foi inaugurada em 1995. No interior da biblioteca, as grandes janelas deixam a luz entrar com suavidade, há várias áreas de estudos contendo computadores e wi-fi gratuito. Há livros em diversos idiomas, inclusive em português. Por fora possui um telhado verde, projetado pela paisagista Cornelia Oberlander.





Mãe, já sei para onde vamos nas férias! Eu, particularmente, só conhecia a Biblioteca do Congresso, que considero como sendo a mais famosa entre essas, pois todo mundo já ouviu falar dela ou viu alguma menção em um filme. 
Mas, o que não é um pouco de pesquisa, pessoal. Não fazia ideia de que o Brasil possuía uma das bibliotecas mais lindas do mundo! Nosso país, gente. Claro, dentro das bibliotecas como sendo ditas as mais bonitas, selecionei aquelas que mais me chamaram a atenção, porém seria realmente injusto deixar o Real Gabinete de Leitura de fora.
Agora, me digam, como assim existe um castelo chamado de Chantilly e eu não sabia? E ele ainda possui uma biblioteca magnífica? Saibam apenas que eu estou me mudando. Tipo, neste exato momento. E olha que incrível, já tenho o blog para combinar com o nome da minha nova casa! Vou continuar postando, fiquem tranquilos.
Porém, ainda acho que minha biblioteca favorita foi a de Vancouver, pois mesmo que não esteja em um castelo, sua estrutura imita o Coliseu e ela tem um teto verde. Achei absurdamente linda.
Só para esclarecer, os nomes das bibliotecas acabaram ficando sem acento e letras maiúsculas, pois a fonte não permitia que eu os usasse, entretanto só notei isso após ter feito as plaquinhas. Sinto muito por isso, e espero que compreendam.
E qual foi a biblioteca favorita de vocês? Lembrando que existem outras muito lindas mundo afora, apenas selecionei aquelas pelas quais eu mais me interessei. Me contem nos comentários!

13 Comentários

  1. OMG! OMG!
    EU ESTOU SURTANDO COM TANTA BELEZA!
    A biblioteca da minha cidade não é lá essas coisas, mas eu sempre gostava de visitá-la quando podia. Essas, por outro lado, passou a ser um dos "Pontos turísticos" que quero ir antes de morrer! Quanto livro em um só lugar!

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é assim mesmo que eu fiquei *o*
      São lindas, né?! Pois é, tenho a mesma relação com a biblioteca da minha cidade, e agora que a minha amiga trabalha lá, vou ainda mais. Sim! Nossa, acho que todo leitor deveria visitá-las. Beijo!

      Excluir
  2. Amiga realmente o tempo está passando mega rápido, eu fico de dois a três dias sem atualizar meu blog e já fico preocupada. Mas acredito que todos os blogueiros e leitores estão assim. Faz parte o importante é não sumir.
    Muito inspirador essa sua postagem, lindo lugares. Tenho vontade de conhecer essa biblioteca do Rio mas ainda não consegui. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Aline, nem me fala, eu pisco e já é outro dia. Pois é, é sempre bom estar produzindo conteúdo novo para nossos leitores, né? Exatamente, não sumir é o que eu pretendo, hahaha.
      Que bom que gostou :) Boa sorte para você, viu, vou querer ir lá também!
      Beijo!

      Excluir
  3. Olá! Essas bibliotecas são maravilhosas! Se eu visitasse somente uma delas já ficaria bem feliz hahahaha. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Gabi! Me deixa em alguma delas que vou estar contente por semanas! Hahaha.
      Beijos :3

      Excluir
  4. Re!!
    Estou passada com a biblioteca "Real Gabinete de Leitura" =O Que coisa mais linda!!!
    Vou tentar visitar assim que puder e vou anotar as outras dicas para o dia que eu for uma madame rica e viajar pelo mundo ^^
    Beijos amiga,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, ele é demais. Hahaha, parece eu falando. Quando visitar o Gabinete, podia tirar fotos para o VN, né? Imagina o post e tanto que ia dar!
      Super beijo amiga.

      Excluir
  5. Oi, Rê :)
    Não há como negar que a arquitetura da Biblioteca de Vancouver é linda, ainda mais por ser inspirada em algo romano. Eu também não sabia sobre o Real Gabinete Português de Leitura, fiquei super feliz em saber que ele existe, quem sabe um dia consigo ir lá, tem tanta coisa pra se ver no Rio, não é?
    A Biblioteca Nacional é linda de morrer, mas preciso dizer que a estrutura externa da Biblioteca Nacional da Bielorrússia me chamou m-u-i-t-o a atenção, o prédio tem um designe lindo!
    Beijos

    http://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Haha, sim! Pois é, isso é quase uma incongruência né, pois moramos no Brasil, né? Mas tudo bem, agora já estamos comprando passagens para o Rio, hahaha. Sim, o Rio é lindo!
      Tinha que ser a da Bielorrússia, vizinha da Rússia. Só podia, hahaha, eles são os mais, hum, diferentes. Beijo ;3

      Excluir
  6. Oi, já sei o destino da próxima viagem, que tal o RJ para conhecer a Biblioteca "Real Gabinete de Leitura". Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio! Já estou fazendo as malas, hahaha.
      Beijo.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Comentem, vou adorar saber o que acham do post e do blog! Sugestões são sempre bem-vindas, assim como você c: