Título Original: Son of the Shadows


Série: Sevenwaters (Livro 2)


Autor(a): Juliet Marillier


Número de Páginas: 608


Editora: Butterfly


Ano: 2013


Contém spoilers de Filha da Floresta.

Já faz anos que Red decidiu deixar Harrowfield e viver em Sevenwaters para se casar com sua amada, Sorcha. Agora eles têm 3 filhos, Niamh, a primogênita e Sean e Liadan, que são gêmeos. Liam, irmão de Sorcha agora é senhor de Sevenwaters, título herdado quando o pai deles morreu. Como não teve filhos, o comando da província passará para Sean, quando ele estiver mais velho. Niamh logo deverá se casar com Eamonn, lorde de Caisealdubh e também irmão da prometida de Sean, Aisling, porém Liadan ficaria contente em apenas continuar na casa de seus pais, cuidando de suas ervas e poções.


O povo de Erin ainda não havia conseguido recuperar o controle das Ilhas, tomadas pelos bretões de Northwoods, tão sagradas para suas crenças, e pensam que talvez algum dos filhos de Sorcha e Red possa ser a criança mencionada na profecia, aquela que irá propiciar a reconquista do local. Para celebrar a primavera, juntamente com esse fato, Conor, outro dos irmãos de Sorcha, virá com seus companheiros e aprendizes druidas conduzir as festividades, ao ar livre. Tudo corre bem, apesar de Liadan sentir que algo adverso está por vir. 


Antes de seguir para casa, Conor a avisa mentalmente que ela não deve se sentir culpada por aquilo que irá acontecer. Assim como sua mãe e Finbar, o irmão mais ligado à Sorcha, Liadan tem o dom de conversar sem precisar de palavras com Sean e alguns outros que possuam essa mesma habilidade. A garota fica preocupada, mas deixa isso um pouco de lado quando pedem a seu tio, líder dos druidas, que conte uma história. Ele diz não possuir esse dom, então escolhe um de seus aprendizes para a tarefa, um jovem chamado Ciáran. 


Ele começa a narrar a história, um conto de amor, e logo Liadan percebe que ele está descrevendo a principal personagem feminina à imagem da sua irmã. Porém, ninguém mais notou e quando Ciáran acaba de falar, todos o cumprimentam pela eloquência. As coisas naquela noite ficam ainda mais incomuns, quando Eamonn diz que precisa falar com ela urgentemente e que a encontrará na manhã seguinte. A garota o espera, contudo seu pai a avisa da partida do garoto, devido a ataques violentos acontecendo perto das terras controladas por ele. 


Liadan não se preocupa com isso e sai para colher ervas na floresta, entretanto, ela vê vultos entre as árvores e sente que deve seguí-los. Ao final do caminho, encontra Niamh e Ciáran em um lago, se amando. Não consegue apagar as imagens de sua mente e logo que chega nos arredores de Sevenwaters, Sean capta seus pensamentos. Após uma grande comoção e de receber a notícia de que sua mãe está doente, é decido que Niamh se casará com o líder de outro clã, longe de sua terra natal, e seu amado é expulso da comunidade druida. Ela passa todos os dias antes do casamento em profunda tristeza e só se acalma quando Liadan promete acompanhá-la na viagem até sua nova casa, mas mal sabe a garota os inesperados acontecimentos que essa excursão trará.



Alguém lembra se eu mencionei na resenha de Filha da Floresta que eu amava a Juliet? Pois é, amo. Estava meio apreensiva para ler Filho das Sombras por causa dos personagens anteriores, que estariam crescidos. Enfim, antes isso do que mortos. Porém, a medida que vamos (re)conhecendo todos eles no livro, vemos que não mudaram tanto assim. Todos continuam com, basicamente, a mesma personalidade, ou seja, muito cativantes. Encontrá-los de novo foi maravilhoso.


A história é tão linda como a do volume anterior e assim também é o romance, embora muitas vezes ele esteja apenas onipresente na trama. Liadan, possui as características físicas de Sorcha, contudo ela e Red ensinaram a filha tudo o que julgavam necessário, a transformando assim em uma incrível mistura das melhores qualidades de ambos. Além disso, a garota toma as suas próprias decisões, sem ouvir certos Seres da Floresta, e é bastante corajosa.


Filho das Sombras conta com um mistério, algo praticamente inexistente no volume anterior. Em uma parte eu estava tão absorta, imaginando quem na verdade seria o par de Liadan, que fiquei muito agitada, pensando "não pode ser. Mas tem que ser". Era uma dúvida cruel. Entretanto nem só de suspense e romance se escreve um livro. Também foi uma obra de lágrimas e superação. Fiquei agradecida por ler alguns capítulos na casa da minha vó, ao invés de na biblioteca, do contrário minha amiga teria que parar de trabalhar e ir me consolar.

Sim, tivemos que dar adeus a personagens muito queridos, entretanto a Juliet Marillier sabe narrar uma história como ninguém e até isso foi menos doloroso do que o usual. É irrelevante se você não gosta da temática, vai acabar ficando preso no livro de qualquer jeito com a escrita dela. Filho das Sombras é muito parecido com seu predecessor por causa disso, mas ao mesmo tempo é bem diferente (jura?!-.-). Como da outra vez, a edição da Butterfly está muito bonita e as capas, além de seus elementos ocultos, têm uma arte encantadora.



8 Comentários

  1. Ai amiga, eu aqui doida para ler Filha da Floresta e você me traz a resenha de Filho das Sombras? Preciso ler esses livros!!!
    Não li a resenha para não pegar nenhum spoiler, mas pelas estrelinhas que você deu pude perceber que, como o primeiro, este livro te agradou né?
    Ps. É uma trilogia ou série?
    Beijos amiga :-*

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu sei amiga, você precisa mesmo, viu? Acho que vai adorar também! Sei como é, haha, tudo bem! Agradou sim, com certeza c: só imagino o que será do próximo...
      É uma trilogia, até onde eu sei. Muitos dizem que são 6 livros, mas ainda não vi evidências disso.
      Beijos.

      Excluir
  2. Muito interessante, não faz bem meu gênero de leitura, mas adorei a sinopse.

    Beijos!

    brevesrabiscosblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Laís! Ah, eu já sou da opinião que a Trilogia Sevenwaters faz o gênero de todo mundo, haha. Dá uma chance para ela ;D
      Beijo.

      Excluir
  3. Oie! Não li toda sua resenha (ainda...), vim mais conferir seu convite e já gostei! ;)
    Quinta-feira acabei de ler "O Filho das Sombras", e desde ontem já embarquei na viagem com Fainne, em "A Filha da Profecia"... Vou continuar minha viagem e mais tarde volto, pois tenho considerações a fazer! ^^ (hihihi)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, tudo bem! Que ótimo c:
      Ok, eu só não li "Filha da Profecia" ainda, mas creio que vou adorar,como os anteriores. Ai, já bateu uma saudade, haha.

      Excluir
  4. Essa trilogia realmente agrada a todos que tem acesso a sua história. Amei mais uma vez acompanhar suas impressões e com certeza pretendo investir nesses livros assim que possível.

    Estou lendo uma trilogia da Nora Roberts que segue a mesma temática e aposto que você irá adorar, fica a dica: Primos O'Dwyer (Bruxa da Noite e Feitiço da Sombra já foram lançados).
    Enfim adorei saber sua opinião. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente creio que sim, Aline. Que ótimo, acho que você também gostará :D
      Ah, sim, eu vi algumas das suas resenhas e pretendo conhecer um pouco mais sobre os livros, com certeza. Vou até adicionar no skoob depois, obrigada pela dica!
      Obrigada! Beijo.

      Excluir

Comentem, vou adorar saber o que acham do post e do blog! Sugestões são sempre bem-vindas, assim como você c: