O objetivo dos livros é o de nos fazer imaginar tudo aquilo que estamos lendo. Como são os personagens, as roupas que eles vestem, o lugar onde estão e por vezes a época em que vivem. Porém, o que acontece quando esses protagonistas viajam muito ou a história se passa em uma variedade de lugares diferentes? Geralmente é aí que entram os mapas.
Na minha opinião, um livro que tenha mapas será automaticamente mais interessante de um que não os possua, pois a cartografia permitirá que possamos, basicamente, nos movimentar junto com os personagens. Se algum deles vai para uma cidade diferente e o livro possui um mapa, por exemplo, já viro as páginas rapidamente para encontrar tal lugar no desenho. E fico chateada se não acho, pois esse é exatamente o objetivo de um mapa, mas entendo que nem todos os lugares podem ser mostrados, seja por falta de espaço ou escolha do autor, por atrapalhar na história.
Decidi então selecionar alguns mapas literários para mostrar a vocês, caso também gostem desse tipo de publicação, e ambos termos a chance de conhecer novos.



Essa primeira foto ampliada é de um xerox, tirado há dois anos, logo após eu ter lido O Ciclo da Herança e sentir muita falta de Eragon e Saphira. Eu usaria uma imagem online, porém não achei nenhuma correta em português. Foi um dos mapas literários mais legais, usado por mim para acompanhar os caminhos do jovem cavaleiro de dragão e por vezes Roran, seu primo.




Eis uma série que, definitivamente, precisa de algo para que possamos nos localizar. Não teríamos como saber por onde andam os inúmeros personagens sem uma indicação, mesmo que apenas aproximada na história, de seu real paradeiro. É tanta gente em tantos lugares diferentes que é fácil se perder de um capítulo para o outro e justamente por isso, alguns livros contam com 5 mapas distintos.




Ainda não terminei essa série, mas ela já ganhou um espaço bem generoso no meu coração. Apesar de o mapa não ser muito detalhado, podemos entender o principal e não é preciso mais do que isso para aproveitar a história, muito bem narrada por sinal, da Juliet. Conta com legenda e o espaço original de onde esse pedaço foi ampliado, algo não muito comum nos outros livros.




Também não é um dos mapas mais detalhados, mas inclui tudo o que precisamos saber para acompanhar os diferentes personagens dos 7 livros durante suas andanças. Se não me engano, possui outras fugiras além dessa, entretanto não consegui encontrá-las.




Ainda não li essa série, mas se pudermos julgar um livro baseado em seu mapa, ela deve ser muito boa, haha. Achei os desenhos lindos, tudo bem organizadinho.

Outros:




Algumas desses imagens são fotos que eu mesma tirei, mas outras precisei pegar do google pois não possuía os livros então, se alguma for sua, não deixe de vir falar comigo. E qual é a opinião de vocês sobre livros com mapas? Tem algum não citado aqui que vocês também gostem?

16 Comentários

  1. Assim como vc também prefiro quando os livros têm mapas porque assim consigo visualizar o trajeto dos personagens e me sinto mais conectada com a história. Além de muitos serem bem detalhados.
    Parabéns pelo ótimo post, vc sabe caprichar!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza Aline! Podemos acompanhar os personagens bem melhor em sua jornada. Tem uns mapas que são simplesmente lindos mesmo!
      Ah, muito obrigada pelo elogio, querida ^-^
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Olá,
    Bem, dos que você citou eu só li Como Treinar o Seu Dragão e A Escola do Bem e do Mal, mas tenho também Mentirosos, só que ainda não li. Os dois primeiros que citei são livros incríveis, lembrei agora que Os 13 porquês também tem um mapa, é um livro ótimo também, super recomendo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi o/
      Quero ler ainda A Escola do bem e do mal. Parece um livro para passar o tempo, mas muitos acabam sendo bem legais! Sério? Dessa eu não sabia, obrigada pela dica Inês :)
      Lerei se puder, com certeza! Beijo.

      Excluir
  3. Amei esse post, eu só conheço dois livros com mapas, Nárnia e Percy Jackson e O Ultimo Olimpiano, acho... Em Harry Potter tem o Mapa do Maroto, mas não lembro se tem no livro, tem? o_O kkkkkkk

    Sempre fui louca para ler Eragon, mas ainda não tive a oportunidade...
    Beijos!
    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Midi! Jura que O Último Olimpiano tem mapa? Dessa eu não sabia, haha. Não tem Não, infelizmente D: só no filme mesmo.
      Eragon é maravilhoso, espero que tenha a chance de ler logo, creio que vai amar! Beijo.

      Excluir
  4. Adorei a postagem!!
    Amei o seu blog,tanto que já sigo o seu blog, se puder retribua?
    Meu instagran: @luanacarvalhoi, te retribuo lá!
    Meu blog: http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Lu! Ah, muito obrigada, é muito bom saber disso! Vou passar no seu blog sim, pode deixar.
      Beijocas.

      Excluir
  5. Adoro livros com mapas, principalmente os de fantasias, pois eu não fico tão perdida na localização dos conflitos e como que é o local, eles ajudam na leitura e deixam o livro bem especial *-*

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, livros com mapas tem um "que" a mais, haha. Concordo Gio!

      Excluir
  6. Mapas são sempre bons, tem hora que a gente simplesmente se perde durante a leitura e se não fosse por eles nunca iríamos conseguir nos localizar de novo (ou ao menos não tão facilmente)! Li só algumas dessas séries, e O Ciclo da Herança foi uma delas. Apesar de não ter gostado muito do final, amei poder acompanhar os personagens em cada um daqueles volumes :)
    Beijos

    http://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e é sempre legal saber mais ou menos quanto o personagem precisou viajar. O final me deixou muito triste, mas de um jeito esperançoso, sabe? Porque eu, com certeza, sabia que nada viria da Arya, rs. Eu também <3
      Beijo!

      Excluir
  7. Oi amiga!
    Os livros com mapas são ótimos, pois nos ajuda a visualizar os locais da narrativa! Não estou lembrando agora, mas acho que o único livro que tenho com mapa é As Crônicas de Nárnia.

    Agora sobre Mentirosos a leitura foi tão decepcionante para mim que acabei dando para uma amiga rs.
    Ps. Você já leu Como Treinar o Seu Dragão? A leitura vale a pena?
    Beijos!!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, são mesmo. Alguns você nem acaba lembrando que têm, foi o que aconteceu comigo e Mentirosos, por exemplo. Você tem esse, não tem?
      Eu sei, lembro de você me falando. Não gostei muito também, mas não a ponto de dá-lo, haha. É bem legal sim Bá, mas lembro muito pouco da história, nem sei em que livro parei agora. Uma leitura bem rapidinha, viu?!
      Beijocas :3

      Excluir
  8. Como ilustradora, qualquer ilustração em um livro será sempre bem vinda para mim! AMO livros com mapas, quando o livro não vem com um eu mesma fico com vontade de desenhar um pra ver se eu consigo me achar melhor na história, rsrs
    Achei o mapa do livro "A Escola do Bem e do Mal" muito lindo, esse é um livro que eu ainda quero muito ler!

    Beijinhos,
    Carol Cequini

    carolinacequini.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Carol? Que incrível, admiro muito esse trabalho! Haha, os privilégios de saber desenhar bem. Acho que ficaria incrível se você fizesse mesmo (:
      Eu também! Fiquei com mais vontade de ler só por causa do mapa. Beijos.

      Excluir

Comentem, vou adorar saber o que acham do post e do blog! Sugestões são sempre bem-vindas, assim como você c: