Título Original: Por Que Indiana, João?

Autor(a): Danilo Leonardi


Editora: Giz Editorial


Número de Páginas: 208


Ano: 2014


O ensino médio não é fácil para ninguém, porém é particularmente mais difícil para João Galeto, já que o garoto sofre bullying. Com 15 anos, taxado de nerd e de uma estatura abaixo da média, sofre provocações todos os dias e só tem um amigo, Daniel, o qual veio do Ceará e é o único menino negro da turma. Ele, entretanto, era popular em sua antiga escola e muitas vezes se inconforma de o mesmo não acontecer ali, em São Paulo.


Ambos passam o intervalo parcialmente escondidos, evitando ser vistos especialmente por Guilherme, que é o cara mais popular da escola e também a causa de grande parte do sofrimento de João. Este, além de possuir apelidos como Uísque, ter sua mochila escondida no horário de aulas e ser obrigado a passar cola nas provas, tem sua cabeça enfiada na privada esporadicamente, para a diversão de outros.


Há alguns meses, os dois amigos criaram um canal de vídeos, para falar de qualquer coisa que fosse do interesse deles, entretanto, como não fez sucesso rapidamente, Daniel deixou de aparecer em várias gravações, então só João se preocupava em continuar filmando alguma coisa. Além de vloggar, ele gosta muito de jogar videogames e tem afinidade com a leitura, mas adora mesmo filmes, principalmente os do Indiana Jones, que assistia com o seu pai quando criança.


Seus pais, contudo, se separaram faz tempo e ele acabou se decidindo por morar com a mãe, que trabalha em um banco. Ela quer o melhor para João, está sempre controlando se o garoto já fez seus deveres e em como é sua conduta, na escola e fora dela. Por isso, é uma surpresa enorme e chocante para dona Magda, quando a chamam na escola para dizer que seu filho, sempre tão passivo, agrediu um outro aluno.


Antes de sua mãe precisar receber essa notícia, João estava em sala de aula, tentando evitar apanhar de Guilherme, por convidar uma garota em que o outro estava interessado para sair. Mesmo após ter recebido uma resposta negativa dela, Guilherme acha que João merece uma lição e ele está mais do que disposto a aplicá-la. O que nenhum dos dois esperava era que o nerd, o garoto baixinho e tímido, se levantaria e o acertaria primeiro. Muito menos que o melhor amigo dele gravaria tudo e expusesse ambos na internet, tornando aquela pequena "luta" um viral.






Vou começar essa resenha falando sobre o que chama mais atenção no livro inteiro e não é a capa amarelo-ovo (nada contra ela, eu adorei, mas essa é a segunda coisa mais chamativa na obra): o título. Ô nome original, hein? O Danilo tem mais criatividade que eu pessoal, haha. Para vocês terem uma noção, gente que nem gosta de ler na minha turma vinha me perguntar do que se tratava esse exemplar, apenas por verem o nome de passagem. Até minha professora de português se interessou!

A história é intrigante, real e tem uma linguagem simples e fluida que nos proporciona terminar o livro em poucas horas. Porém, apesar de a trama parecer bastante verossímil e que poderíamos assistir o vídeo do João acertando o Guilherme no lugar onde dói mais a qualquer hora na internet, algumas vezes ela fica perfeita demais, como quando o protagonista conhece uma garota que também sofre bullying. Talvez sejam apenas as famosas coincidências literárias, mas achei legal ressaltar isso.


Eu gostei do João já no início da história e apesar de achá-lo meio mané entendia porque ele agia de tal maneira, mas depois de ele se impor ao Guilherme virou um João 2.0. Porém, devo deixar claro que foi tanto para um lado bom quanto um nem tão legal assim, este mais interesseiro e egoísta. Vários dos personagens secundários são recorrentes e aparecem regularmente. Isso é algo bom, só demora um pouquinho para nos lembrarmos dos nomes de todos por conta disso.

A edição da Giz está de parabéns, linda, com a letra no tamanho perfeito para a leitura e a divisão de capítulos/partes da história muito bem feita. Além de Por Que Indiana, João? falar das pessoas que sofrem bullying, também mostra, de certa forma, o lado daqueles que o praticam, os bullies, e isso é muito interessante. Nos faz pensar naquela velha história de se colocar no lugar do outro, sabem? Apesar de o livro ser clichê em alguns aspectos, como pais separados e o combo cara bonito+popular+rebelde, não deixa de ser envolvente. Espero que ele possa inspirar, da maneira certa, jovens de todo o país.



12 Comentários

  1. Oi Re,
    Acompanho o trabalho do Danilo no Cabine Literária e gosto bastante dos vídeos. Quero ler esse livro desde a última Bienal, mas ainda não tive oportunidade. Fiquei curiosa para saber como ficou a vida do João após a "luta"...quem diria heim haha
    Ah, quero dizer que estou adorando as resenhas com fotos!! Foi uma ótima decisão :)
    Ps. Você vai na Bienal do RJ este ano??
    Beijos querida! :-*

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bá, oi!
      Ai que demais, já eu, só assisti um vídeo dele X) Ai que pena, que ainda não leu! Hahaha, fique mesmo,a história fica mais interessante daí para a frente. Own, que máximo então, obrigada!
      Daria tudo para ir minha flor, mas moro no RS, então...
      Beijão!

      Excluir
  2. eu to louca pra ler esse livro. eu conheci o Danilo no cabine literaria (que eu amo) e quando soube que ele tinha escrito um livro fiquei super afim de ler. Li ali em cima q vc so viu um video, bem, eu recomendo assinar o canal, pois todo dia tem video novo e são otimos principalmente pra vc que tem um blog e sempre tem de ter coisa nova eles sempre estão tratando de assuntos interessantes.

    pdeparanoia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom, Nams! Obrigada pela dica bem,assim que puder vou assistir mais vídeos do CL!

      Excluir
  3. Olá!

    Sempre tive muita curiosidade para ler este livro e ele vai entrar na minha lista, mas vou lê-lo no momento certo, talvez próximo ano. Adorei sua resenha.

    http://www.refugiorustico.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria o/
      Haha, eu sei como é esse negócio de momento certo, bem, você quem sabe.
      Que bom, obrigada!

      Excluir
  4. Oi, Rê!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei interessada na história. Livros com temas assim costumam me interessar. E você tem razão, a capa e o título chamam mesmo a atenção :)

    http://sobrecontarhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fê!
      Que bom! Sim, é um tema que eu gosto bastante também! Pois é, eles chamam a atenção mesmo, hehe.

      Excluir
  5. O que eu achei mais engraçado foi o nome do João,João Galeto hahahaha!
    Vou ler porque gostei da resenha e este tipo de história me interessa muito :)
    Beijos, muitas saudadesss!

    ResponderExcluir
  6. Sim, é mesmo, hahaha. Que bom Hells, tomara que goste do livro então! Beijo, beijo, saudades aqui o/

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Boa noite.
    Eu não conheço esse livro mas, gostei tanto da sua resenha que vou providenciar para ler.
    Beijos e parabens pelo blog!

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite (:
      Ai que ótimo, acredito que você irá gostar também! Beijos e muito obrigada flor!

      Excluir

Comentem, vou adorar saber o que acham do post e do blog! Sugestões são sempre bem-vindas, assim como você c: