Título Original: The Darkest Minds


Série: The Darkest Minds (Livro 1)


Autor(a): Alexandra Bracken


Editora: ID


Número de Páginas: 576


Ano: 2013



Em um mundo onde as crianças morrem geralmente após os  10 anos, devido à uma doença até então desconhecida chamada NAIA (Neurogeneração Aguda Idiopática Adolescente), a maioria dos adultos começa a entrar em crise e entregar seus filhos para a polícia, que agora é a Força Especial Psi, os FEPs. Isso porque, todas as crianças que não sucumbiram ao vírus são muito inteligentes ou possuem superpoderes.

Quando no décimo aniversário de Ruby, seus pais chamam a polícia por medo do que ela pode ser capaz de fazer, a garota é levada a Thurmond, um de vários acampamentos, os quais o presidente dos EUA criou, onde procuram uma cura para as crianças. Porém, lá elas são obrigadas a trabalhar, sempre manter suas mentes ocupadas e estão terminantemente proibidas de usar suas habilidades especiais.


Chegando no local, a pequena Ruby percebe que as crianças são dividas por cores: os com menos aptidão tem um x pintado com azul ou verde e podem andar livremente, enquanto os que apresentam a cor amarela, laranja ou vermelha, possuem mais capacidade e portanto, graus de liberdade variados. Ela é levada para ser examinada quanto à doenças, assim como para o médico determinar qual será o grau de seus poderes. Entretanto, assim que ele a toca para fazer o teste, Ruby, até então sem saber como, apaga sua memória e diz para ele que é uma verde, sendo na verdade uma laranja.


É desse jeito que ela consegue se salvar de ser exterminada, até depois de seu aniversário de 16 anos. Nesse meio tempo, ela fez apenas uma amiga, Sam. Um dia, chega uma médica a Thurmond, Cate, a qual ajuda Ruby e outro garoto a escapar, isso por eles serem os mais poderosos daquele acampamento. A garota porém, não confia na doutora e foge dela, acabando por se esconder na van de Liam, Bolota e Zu. É assim que eles começam a busca pelo chamado Fugitivo, um garoto que acreditam ser o salvador das crianças que escaparam dos acampamentos. Porém essa viagem será cheia de perigos e acontecimentos inesperados.


Eu não queria demorar tanto para postar essa resenha aqui, mas tem uma justificativa. Tinha muito medo de não fazer jus ao livro. Porque quando eu digo que esse livro é ótimo, creio que não estou exagerando. Ele é muito bom mesmo, me cativou. A narrativa é bem parecida com a de A 5ª Onda, o qual pretendo resenhar aqui também e por coincidência, é outra distopia. 


Os personagens são incríveis, principalmente os secundários, pois a principal, é uma garota normal, exceto por seus poderes, claro. Isso até é bom porque assim podemos nos identificar com ela, porém não vemos nenhum estereótipo e então fica meio difícil defini-la. Ruby é Ruby. Mas é impossível não se apaixonar por Liam, Bolota e Zu, vai querer eles na sua turma de amigos em um piscar de olhos. Todos são queridos e muito humanos, cada um à sua maneira.


Algumas pessoas disseram que a Ruby teve um crescimento rápido, do início para o fim da história, mas eu discordo, ela apenas precisou lidar com muita coisa. A narrativa tem ação na medida certa e em momento algum se tornou cansativa, as mais de 550 páginas acabam rapidamente. Alexandra acabou por se tornar uma das minhas escritoras favoritas com essa série e fico contente em saber que ela é amiga da Sarah J. Mass, outra escritora que deve ser incrível.


O começo da história pode ser meio estranho para alguns, devido a existência de flashbacks, mas depois que pegarem o ritmo, entenderem um pouco mais da vida da personagem principal, a leitura flui como água. Irão querer descobrir o que ela fez, quem é o Fugitivo e depois como tudo termina. Então vão necessitar urgentemente da continuação, mas essa é a parte onde venho com uma notícia triste: ela não foi publicada aqui. Se a ID resolver lançar, vou correndo comprar, mas por enquanto eu pretendo achar os ebooks em inglês mesmo. Apesar disso, ainda recomendo que leiam e, espero, se apaixonem pelo livro, assim como eu.

12 Comentários

  1. Gostei do design do Blog! Estou ouvindo falar muito bem desse livro! Quero muito ler! Boa resenha! Você é muito fofa também! XD beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom flor, ele deu um trabalhão c:
      Pois é, ele nem era e ainda não é tão conhecido, mas é muito bom! Então não perca tempo Lary! Obrigada, haha, fofa é você, beijão!

      Excluir
  2. Olá Renata, você divulgou o seu blog no meu skoob e eu estou passando para retribuir a visita. Adorei o seu blog, e gostei muito da sua resenha ^^
    Já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di, seja muito bem-vinda então! Que bom, obrigada querida :D

      Excluir
  3. hey Re nossa esse livro deve ser muito bom mesmo!! Amei a resenha.... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Hanna, é sim, bem diferente, num ótimo sentido! Aw que bom, beijos!

      Excluir
  4. Já li ótimas críticas a esse livro e até tenho vontade de ler, mas prometi a mim mesmo duas coisas:
    Só iniciar novas séries qnd finalizar as que já estão na minha estante; e quando as mesmas já estiverem concluídas ou próximas de ser concluída em relação ao lançamento pq é triste ficar esperando o livro seguinte.
    Mas gostei de saber sua opinião e fico feliz que tenha gostado!!! Também adoro Distopias!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ou amam, ou ficam em cima do muro, mas nunca odeiam Mentes Sombrias, rs.
      Te entendo Aline e acho que você tá certa, mas eu simplesmente não consigo fazer isso, vou lendo tudo desembestadamente, hahaha. Que bom querida! Acho que não tem como NÃO gostar de distopias. Estou com um problema sério com distopias agora :o

      Excluir
  5. Oiee,
    Menina, como eu ainda não conhecia esse livro?? Adorei sua resenha e estou com muita vontade de ler. Vou agora no skoob adicionar na minha lista! :D
    Beijoss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não sei Bá, mas é melhor você conhecer e rápido, porque é muito bom, haha! Que bom, obrigada c:
      Tudo bem, tomara que consiga ler ele mesmo! Super beijo!

      Excluir
  6. (Terceira vez q tento comentar :s) Enfim, eu tenho esse livro, gosto muito dele ... É um dos q eu li e que não tinha com quem comentar por não ser muito conhecido.... Achei ele fantástico ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi, será que é problema com o blog ou seu navegador?! >.<
      Sim, ai que demais! Hahaha, essa era eu, empurrei ele para minha amiga ler, mas ela não passou dos primeiros capítulos, fala sério. Pelo menos ela disse que iria ler outra hora.
      É incrível sim, toca aqui o/

      Excluir

Comentem, vou adorar saber o que acham do post e do blog! Sugestões são sempre bem-vindas, assim como você c: