Título Original: Twilight

Série: Crepúsculo (Livro 1)


Autor(a): Stephenie Meyer


Editora: Intrínseca


Número de Páginas: 416


Ano: 2008







Isabella Swan é uma adolescente que vive com sua mãe, Reneé, na ensolarada Flórida. A mulher havia acabado de se casar novamente e ela precisa acompanhar seu novo marido em seu emprego, o que não seria viável para Bella, já que a garota precisaria então mudar de escola o tempo todo.


É assim que a garota vai acabar na pequena cidade nublada e chuvosa de Forks, para morar com seu pai, Charlie, o xerife do lugar. Os dois se dão bem, Bella faz as tarefas de casa, tem uma liberdade considerável e um carro. Quando as aulas começam, não lhe faltam pretendentes, muitos garotos a acham notável, mas ela não está interessada em nenhum deles. 


Após fazer amizade com Jessica, Mike e alguns outros colegas, um dia no almoço com eles, Bella nota cinco pessoas sentadas perto da mesa em na qual está sentada. Intrigada com a beleza e áurea de mistério que paira entre eles, pergunta quem são. É inteirada por seus novos amigos de que aqueles são os irmãos Cullen, Emmet, Rosalie, Jasper, Alice e Edward, todos os jovens adotados pelo Dr. Carlisle, que trabalha no hospital de Forks.


Mesmo após satisfazer sua curiosidade, Bella ainda não pode deixar de reparar em Edward Cullen. Ele exerce grande fascínio sobre ela e não ajuda em nada uma hora tratá-la normalmente e na outra evitá-la como se tivesse alguma doença contagiosa. Tudo se torna ainda mais estranho quando o garoto impede sua morte, duas vezes, salvando-a de um carro que derrapou no gelo, usando de uma rapidez inédita.


É a partir daí, de uma conversa com seu novo amigo de La Push, Jacob, e outros acontecimentos suspeitos que Bella começa a desconfiar que Edward pode não ser um adolescente como todos os outros e sim algo bem mais sobrenatural.

Assim que eu comecei a ler Crepúsculo, estranhei um pouco a escrita da Stephenie, porém devo ressaltar que ela não é quase nada diferente do que estamos acostumados, deve ser coisa minha, haha. Bem, eu nunca havia pensado em ler essa série até ver o box dela, com as lindas capas brancas, em promoção por R$ 26,90. Infelizmente, grande parte da minha opção de não lê-la se devia a puro preconceito, porque antes de tudo eu sou potterhead, e infelizmente, a grande maioria falava mal de Crepúsculo e eu fui na onda, sem mesmo ler. Até com os filmes eu ficava meio assim.

Gente, não fazem ideia de como eu me sinto mal por isso, prometo que vou tentar nunca mais julgar uma série pelo que os outros pensam dela, porque eu, posso arriscar dizer, amo Crepúsculo, apesar de alguns probleminhas, mas quase todo o livro tem seus defeitos. Se antes dessa adoração toda eu não podia ouvir A Thousand Years sem derramar algumas lágrimas, imaginem minha reação agora que eu penso na Bella e no Edward.

Por falar nisso, ô casal mais lindo. Fofo. Meloso de vez em quando, mas foférrimo. Logo no início eu achei o Edward bem presunçoso, até um pouquinho arrogante, mas não demorou muito para ele me conquistar. Por falar nisso, ele e toda a família dele. É provável que eu goste mais da Alice, com toda sua empolgação, e Jasper mais do que o principal e mesmo que Rosalie não faça o tipo legal nesse volume, é difícil odiá-la. 

Não me agradou que a Bella, se achando comum e normal como não é, fosse logo chamada por metade dos garotos da escola de Forks para sair. Tá, não é bem assim, mas logo tem três convidando-a para ir ao baile. E também é incrível a capacidade dela de se machucar e conseguir cortes em lugares inacreditáveis. Mas tudo bem, isso é sério pessoal, se a Bells é a rainha dos arranhões e ferimentos, com certeza eu sou a rainha das manchas roxas, cinzas e afins. Me bato das maneiras mais estúpidas e em qualquer objeto, então compreendo. Às vezes ter um Carlisle por perto não seria nada mau, hehe.

Por último eu gostaria de avisar que infelizmente não vou conseguir resenhar os outros livros da série, me perdoem por favor, mas já estou em Eclipse, e posso adiantar que a qualidade deles não diminui em nada. Também faço um pequeno apelo a todos os potterheads ou qualquer outro leitor, para que deem uma chance a essa maravilhosa saga. Beijos!

Nota: 

12 Comentários

  1. Olá Renata,
    Sou apaixonada por Crepúsculo. Meu amor pela leitura surgiu com ele e não poderia ser melhor. Só tenho maravilhas para falar dessa série ♥
    Adorei a sua resenha e fico feliz que você tenha superado seus preconceitos, mas triste por não ver o que você vai achar dos outros livros.
    Enfim, parabéns pela resenha ela está linda.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Isso é ótimo! Quase todo mundo fala que HP abriu as portas para o mundo da leitura, é muito legal que todos saibam que também acontece com outras séries. Que bom que gostou :D
      Eu também, isso foi realmente importante pra mim e bom. Ah, sinto muito mesmo, juro que não pretendo mais fazer esse tipo de coisa, resenhar o primeiro livro de uma série e não continuar.
      Muito obrigada Bru! Beijão!

      Excluir
  2. Que bom que vc venceu o preconceito e leu. Concordo e apoio que não devemos ter preconceito com nenhum tipo de livro, precisamos ler e formular nossa opinião e caso não nos agrade, devemos ter nossos argumentos para embasar nossa opinião. E além disso respeitar quem tenha opinião diferente. Vc esta de parabéns!!!!
    Gostei de saber o que mais e menos te agradou na leitura. Acho que vc poderia fazer uma resenha em conjunto sobre os outros luvros depois. Não precisa falar da história, já que a maioria já conhece, então compartilha suas impressões.

    Eu li essa série emprestada de uma prima, assim que ela foi lançada e eu nem blog tinha ainda. Confesso que gostei muito e os filmes são Meus queridinhos, sempre revejo!!!

    P.s. Também sou desastrada e vivo com manchas roxas =(
    Beijos e ótimas férias!!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia deixar ele mofar na minha estante, né? Haha, mas quando eu comprei já estava pensando seriamente em lê-lo, já faz alguns meses. Isso mesmo, concordo com você Lyne! Obrigada ^.^
      Não sei, tenho que pensar... é muita ideia para escrever e pouca ação, haha.
      Que legal! Nossa, faz um tempinho então. Ah, não precisa confessar, eu te entendo, hehe, gosto muito também! Pretendo fazer uma maratona nessas férias, mas tenho que conseguir os filmes antes, rs.
      Ai, não sou só eu! Me sinto melhor sabendo que não sou a única "descoordenada" por aqui. Beijão, obrigada e igualmente :3

      Excluir
  3. Oi, tudo bem ? Nossa, estou apaixonada pelo seu blog *-* Enfim... adorei a resenha, e a sua opinião. Eu nunca li Crepúsculo, mas pretendo fazer isso em breve. Nunca gostei dessa história de preconceito. Já assisti todos os filmes, e gosto bastante de todos eles. Só não li a série antes, porque eu era muito nova quando os livros foram lançados, e ainda não gostava tanto de ler quanto gosto hoje. Mas também nunca me deixei levar pelo que as pessoas falavam, até porque acho essa competição entre fandom uma coisa ridícula, cada série e cada livro tem suas peculiaridades.
    Beijos :*
    Ana.
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim! Jura? Ai que coisa linda de se ler, que bom!
      Fico feliz que tenha gostado! Claro, faça isso. Quero assisti-los de novo, agora com a visão de quem leu os livros e adora a saga, hehe. Também penso assim, fico até meio chateada quando tem posts chamando o Edward de "fada" e coisa do tipo, ou vampiros de verdade e tal... feio e desnecessário.
      Beijinhos!

      Excluir
  4. Aeeee, parabéns pela sua atitude, eu costumo ler de tudo e não me importo com os mimimi's literários falando que tal livro é ruim e outro é ótimo, sempre gostei de tirar minhas próprias conclusões. Então estou realmente feliz por você. Eu comecei a ler livros através da biblioteca da minha escola do ensino fundamental, então eu comecei com os famosos clássicos brasileiros e eu os adoro <3 Só que tempos depois eu já tinha lido 90% de todos os clássicos e não conhecia esse mundo de livros além dos clássicos e foi com Crepúsculo que eu comecei a ler de tudo, eu adoro a saga! Ela tem um lugar especial na estante pois foi através dela que conheci meninas maravilhosas e inclusive uma das minhas autoras preferidas conheci por conta de Crepúsculo. Não me irrito quando falam mal pois cada um tem sua opinião e respeito todas desde que a pessoa tenha lido o livro e seja sincera e não pq vai pela modinha de falar mal. Agora prepara... nunca gostei de HP :O Hahahaha eu realmente não consegui me conectar com o mundo de HP, na verdade eu não curto muito o tema do mundo criado pela autora, então o problema é com qualquer livro que envolva feitiços e por aí vai hahahaha mas eu pretendo terminar a ler a série algum dia. ^^

    Vou indo que esse comentário já virou uma bíblia hahaha

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D
      É Jhey, agora estou bem assim também, muito mente aberta, sabe, para qualquer tipo de livro. Ah, isso é importante mesmo, por isso recomendo a todos que leram uma resenha negativa, minha ou de qualquer outro blog, a lerem o livro também. *u*
      Jura? Nossa, acho que eu nem entenderia isso no ensino fundamental, haha. Jura, que bom! Ah, a Stephenie é incrível mesmo, para ser melhor só faltava lançar os outros livros de A Hospedeira.
      É, só não pode falar mal sem ter lido, aham, e justificar não seria nada mal, por exemplo, uma minha amiga não gosta porque acha que tem muito "mimimi". Tá certa Jhey!
      Sério? Bom, você tem seus motivos para isso, embora eu ainda ache um pouquinho estranho me falarem que não gostam, haha. Claro, quem sabe você não acaba gostando (eu querendo te tragar para o mundo mágico de HP, huehuehue)?
      Que é isso, pode ficar mais, rs. Beijo!

      Excluir
  5. Oi Re,
    Eu também tinha esse preconceito até começar a ler a saga. Tenho que confessar que tem alguns probleminhas sim, mas eu adorei o romance criado e não me arrependo em ter lido!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bá!
      Pois é, ai que malcriadas somos, haha. Sim, mas nenhum -muito poucos- livros são perfeitos e o romance de crepúsculo é sem igual. Esperando ansiosamente pelo meu imprinting.
      Beijo!

      Excluir
  6. lol Que bom que você venceu o preconceito :) Eu já fui super louca por essa saga hahaha Hoje em dia não sou tanto, não pelo mesmo motivo de muitas pessoas que hoje se levam na onda dos outros e falam super mal da história mas antigamente estavam nas estréias dos filmes de Crepúsculo, na verdade é que hoje em dia eu não sou muito de romances romances sabe? Romances puros. Mas ainda gosto muito de Crepúsculo :) Pena que só li o primeiro livro :( Eu queria muito ler os outros, mas é que já vi os filmes milhares de vezes, e isso meio que me fez enjoar um pouco, e sei que os filmes são fiéis, pelo menos posso afirmar sobre o primeiro kkk vício sempre acaba nisso comigo :p
    Mas enfim, parabéns pela resenha e que ela venha a estimular outros leitores a romperem seus preconceitos :)
    Bjs :* Fique com Deus.

    http://revistabooksplanet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, maravilhoso :D
      Ah, Santo Edward, eu amo essa série, haha! Ah, que pena, mas infelizmente as vezes o amor esmaece mesmo. Eu nem gostava dos filmes, mas assisti todos, haha. Pretendo fazer uma maratona agora nas férias (lágrimas rolarão). Ah, eu sou louca por romances. Posso até ler qualquer tipo de livro, mas amo um bom romance. Ah, leia sim! Todos são muito bons mesmo, eu te garanto, não desista!
      Muito obrigada, e eu realmente espero que sim!
      Beijão e você também.

      Excluir

Comentem, vou adorar saber o que acham do post e do blog! Sugestões são sempre bem-vindas, assim como você c: